Contos Mágicos de Dublin (reportagem): Fenômeno raro desperta insegurança em Dublin.

Confira as últimas notícias sobre as estranhas mudanças que andam amedrontando os moradores da maior cidade da Irlanda.

Foto: Fausto Muniz

Com informações da Agência de Notícias REUTERS — Os ânimos andam exaltados na capital irlandesa. Um estranho fenômeno foi avistado na manhã da última quinta-feira, entre 10h e 11h. O fenômeno se caracteriza por uma luminosidade amarelada que aparece entre nuvens durante alguns dias do ano e é capaz de provocar um aquecimento significativo na pele. Especialistas apontam que essa anormalidade, bastante comum em países de clima tropical, atende pelo nome de ‘Sol’. Eles alegam que a localização e o clima da Irlanda são alguns dos fatores que impedem a permanência desse fenômeno por mais tempo ao longo do ano.

Mrs Sinéad O’Connor, 75, estava em casa fritando ovos com bacon, salsichas, feijões adocicados, e amassando batatas para o café da manhã de seus oito filhos na faixa dos 45 anos quando viu o bizarro objeto entre as nuvens. Ela relata que correu para se proteger de imediato. ‘’Minha primeira reação foi de pânico. Acordei todos em casa, desesperada, não sabia o que fazer. Fechei as janelas e acendi uma vela para St Patrick’s. Já pensei até em mudar para outro país. É o fim dos tempos!’’, conta a pobre senhora.

Especialistas em segurança pública aconselham a evitar sair de casa e esperar a chuva e o céu cinzento voltarem, o que deve acontecer no máximo em dois dias. “Entendemos o desespero da população, mas todos precisam manter a calma. Estamos nos preparando para três dias de sol, o que é algo atípico para nosso país. Os hospitais já estão com equipes reforçadas e o atendimento emergencial foi ampliado para atender a alta demanda”, conta Sean O’Callaghan, especialista em questões extraordinárias do Instituto Irlandês de Meteorologia.

“Sua incidência acontece a cada 364 dias do ano. Ou seja, 99,9% dos dias no país são chuvosos e frios, mas pode acontecer a raridade de este fenômeno, o chamado Sol, aparecer durante 1 ou 2 dias. O problema é que, neste ano, sua duração foi ampliada para 3 dias. Amanhã, o Comitê Nacional de Defesa Pública estará reunido em reunião emergencial para as providências cabíveis a fim de se evitar uma catástrofe”, anuncia. 
 
 ECONOMIA Em algumas farmácias já é possível adquirir cremes protetores para evitar riscos graves à saúde em caso de exposição por mais de 1 hora a essa luminosidade. Com a alta demanda, o preço dos produtos aumentou significativamente: preços variam a partir de 50 euros. Estudantes com o Leap Card encontram produtos com desconto especial: 48 euros. A recomendação dos dermatologistas é o uso de filtros solares com fator de proteção 75, além de moletons que protejam áreas expostas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s